Vida longa ao impresso

selo-sintonia-finaNa minha frente um jornal inteiramente dedicado ao Rádio. Editado em Curitiba por João Nunes Cotar, de saudosa memoria, o Show de Jornal circulou por bom tempo na década de 1950.  Neste exemplar  editado no dia 1º de setembro de 1959, Mauro de Alencar, um elegante e talentoso animador de auditório é destaque ao lado do gaúcho Ayrton  Fagundes, notável noticiarista da Rádio Clube Paranaense e mais tarde da Rádio Cultura do Paraná. Souza Moreno defendia suas opiniões sobre a Associação Paranaense de Rádio, Aluízio Finzetto relatava sua viagem de estudos  na Alemanha.

Na página 4, se noticiava  a realização do Segundo Festival do Rádio Brasileiro, uma promoção da Rádio Difusora de Itajaí sob o comando de Antunes Severo.

O Show de Jornal era leitura obrigatória dos profissionais do rádio, sempre atentos às novidades e promoções que eram realizadas, como escolha dos melhores do ano.

A reinauguração do Bar do Radialista ganhou notícia com direito a fotografia mostrando um grupo de profissionais comemorando a volta de seu ponto de encontro no centro da capital paranaense.

Nessa mesma época a Revista do Rádio, de circulação nacional contava o que acontecia nos grandes centros radiofônicos da época, Rio de Janeiro e São Paulo. Tudo isso está sendo revivido neste momento com objetivo de reafirmar a importância do jornal impresso como arquivo de momentos históricos registrados em suas páginas.

A historia do Rádio foi contada e impressa em dezenas de veículos impressos que andam perdidos em baús de antiguidades ou apenas na memória de algum remanescente daquela época.

A importância do jornal impresso para a preservação da memoria é inquestionável. O jornal que registra o cotidiano de uma comunidade, as ações de um governo, as conquistas nas artes, esporte etc. é o repositório da história de todos nós.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *