Walter Filho: o frio ta de congelar suspiro e fazer cobra virar espeto

A alegria, a inventividade, a aplicação no que faz, o carinho com que trata as pessoas e uma carreira de muito sucesso no rádio é o conjunto diferencial que torna o cidadão Walter Cúrcio Filho um dos astros da constelação que tem no trabalho a alegria de viver.

selo-pontodeencontroE tudo isso com muito humor. O filho do velho Cúrcio, nascido e criado na pequena e aconchegante cidade de Lauro Müller também é conhecido pelos nomes profissionais de Walter Filho e Cúrcio Filho. Nossa conversa – que terá vários desdobramentos – começa com o Walter aos 15 anos abraçado com um violão e um milhão de sonhos na cachola privilegiada que a Mãe da Criação lhe deu.

Um letrado na escola da Vida

De espírito religioso, casado, 32 anos, três filhos, Walter despertou mesmo foi para o jornalismo. Aos 16 anos de idade, em sua cidade natal – Lauro Müller – teve sua primeira e grande experiência profissional na Rádio Cruz de Malta. Trabalhou em Curitiba, na Rádio Colombo e ficou 10 anos na Rádio Planalto de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul: “Lá eu encontrei meu amadurecimento profissional”.

Waltinho pai do WalterFilho

Apesar de ter quase sido padre, Walter concorda com a possibilidade de casamentos para sacerdotes, já “que mulher também é obra de Deus. E também evitaria a homossexualidade entre eles”, declara Walter, que afirma juá ter feito, como jornalista, muita coisa de sacerdote, com a vantagem de não ter que prestar satisfações a bispos, padres ou igrejas.
Por isso, Walter não acha importante o diploma profissional adquirido na universidade. Para ele, o que vale é a “escola da vida, a vocação e a sensibilidade e não existe banco escolar para isso”.

Morando em Florianópolis há três anos – veio para trabalhar na Diário da Manhã – Walter se diz apaixonado pela cidade e pela profissão que escolheu: “Na rádio, a gente se encontra. Você não usa máscaras, não se maquia”.

Trecho da matéria “O sucesso deste locutor no amor pelo ser humano”, de Maria Helena de Moraes na Revista da TV do Diário Catarinense, edição de 13/07/1986.

3 respostas
  1. Agilmar Machado says:

    O Walter é, sem dúvida, um correto profissional.

    Adotou uma linha extraordinariamente consciente (e rara) nos dias de hoje, exercendo seu ofício com proficiência e desvelo.

    Um abraço “sulista” ao aplaudido lauromullense.

    Agilmar

  2. Walter Souza says:

    Estavas no CÚRCIO certo, não estavas eRÁDIO. Existe o Cruz e Souza, mas sei que preferes a CRUZ de MALTA. Quase foste PADRE, recebi esta informação no dia que antecede a segunda FREIRA. Sei que adoras o Cristóvão já que trabalhaste na rádio COLOMBO. Trabalhar na PLANALTO foi um Passo Fundo, mas que rendeu frutos e dos bons. Acompanhei toda a entrevista e achei que o Eurides foi muito SEVERO com o amigo, exigindo teste. Querido irmão, foi muito bom e gostoso te ouvir novamente, já que as mensagens não falam pela gremete, detesto INTERnet. No CÚRCIO da vida ainda vamos voltar a trabalhar juntos, nos dois WALTERemos que continuar o SHOUZA. Um carinhoso abraço amigo e irmão.

  3. Walter says:

    Agilmar(estimado) e Walter Souza( o filho da Dona Nair),obrigado pelas considerações generosas. Ainda tem para outras oportunidades lances inusitados,como por exemplo ,o Primeiro Concurso de Strip-tease na Boite O Bicão de Passo Fundo,RS.Eram nove mulheres ,o apresentador era eu ,e onde é que eu trabalhava ? Na Rádio dos padres e o diretor era sua Excelentíssima Reverendíssima Dom Cláudio Colling,Bispo Diocesano!! Meus Deus, a gente não só vê como faz “cada coisa”! Xará,será que agi bem ou Agimar,em Machado? O gurú Antunes Severo vai à loucura com êsses trocadilhos,hehehehehehe.Agora ninguém mais Walter sossêgo no Caros Ouvintes ! Essa doeu.Cruel,muito cruel.Até mais irmãos e, mais uma vez obrigado pela ternura de seus comentários. Antunes, á você e a nossa tribo da “latinha” um abraço do tamanho do AMOR!Obs:hoje ví o Cacau no JA dando um até breve pois vai se submeter a uma cirurgia num hospital em São Paulo.Quase foi às lágrimas e os que gostam dêle também,certamente.Boa sorte,Cacau.Ainda bem que não é pelo SUS….TO!!!

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *