YouTube, a nova TV corporativa

O  vídeo na web como estratégia de comunicação pública e empresarial ganha espaço e se impõe com alternativas inusitadas e alvissareiras.

Na introdução à tese de doutorado que deu origem ao livro YouTube, a nova TV corporativa, que acaba de ser lançado, o jornalista e professor Ângelo Ribeiro começa situando o leitor quando diz:

“O trabalho que apresento agora é resultado de pesquisas e experimentações empreendidas nos últimos seis anos, a partir de 2005, mas o caminho que me trouxe até aqui começou a ser trilhado muito antes, quando eu ainda trabalhava como jornalista de televisão. A experiência adquirida em jornais, emissoras de rádio e emissoras de TV no Rio de Janeiro (RJ), em Caxias do Sul (RS) e em Florianópolis (SC), permitiu-me atuar com segurança na maioria das situações enfrentadas como jornalista nas diferentes funções, de repórter a editor-chefe, passando pela produção e edição. A mesma experiência, porém, mostrou-me as limitações impostas ao jornalismo, especialmente ao de TV, para o tratamento e a abordagem adequados de assuntos que exijam informações mais aprofundadas ou que estejam acima do conhecimento comum do público”.

O livro trata das oportunidades que emergem do ambiente de convergência digital, para organizações públicas e empresariais utilizarem o YouTube como estratégia de comunicação institucional.

Os espaços editoriais nas mídias tradicionais são cada vez mais disputados e escassos. Mas o ambiente digital possibilita e facilita a produção e distribuição de conteúdo audiovisual.

As mídias sociais proporcionam a difusão das redes sociais na web e a emergência de uma nova esfera de comunicação com os públicos de uma organização. A obra demonstra a viabilidade de utilização do portal de vídeos YouTube para o desenvolvimento de uma mídia institucional.

Como exemplo, apresenta a implementação do canal de vídeos institucionais e educativos no Ministério Público de Santa Catarina – o primeiro, no Brasil, a utilizar o maior portal de compartilhamentos de vídeo de forma planejada e organizada, como alternativa a um canal de TV.

A experiência é apresentada e analisada passo a passo e revela, também, os desafios para a introdução do vídeo em uma cultura organizacional baseada na produção e transmissão de informação e conhecimento em mídias baseadas em texto.

Autor: Ângelo Augusto Ribeiro | Editora: Combook | Edição: 1ª | Ano: 2013 | Assunto: Comunicação pública e empresarial, comunicação digital, YouTube | Formato: impresso e digital (.pdf) | Dimensão: 14,8 x 21cm (impresso) | Nº de páginas: 156 | ISBN: 978-85-909841-5-3 | O acesso ao E-book é grátis | Impresso: R$ 12,90 (custo de impressão) + 3,90 (remessa pelos Correios)

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