Zapeando Rádios na Internet

Sempre que se comenta sobre a má qualidade das programações de rádios regulares surgem os comentários sobre rádios alternativas e rádios-web onde, teoricamente se poderiam corrigir as distorções das rádios regulares abertas, AM ou FM, com criatividade e bom gosto.

Resolvi pesquisar por algumas horas e ver se descobria alguma coisa nova, criativa, diferente para sugerir aos leitores, mas acho que não tive muita sorte.

Consultei nada mais nada menos que 490 rádios-web e umas 45 rádios regulares aleatoriamente, que transmitem também pela internet. A constatação foi decepcionante.

Mais da metade das rádios-web são religiosas. Elas estão por toda parte, com o mau gosto de sempre. Nas rádios abertas nada de novo.

De resto você encontra programações de jazz, blues, sucessos novos e antigos, axé, latinos, caribenhos, instrumentais, mas nada criativo, apenas vitrolões mal cuidados, sem calor humano, tudo automatizado e, vez ou outra, um comunicador com tempo disponível para brincar de rádio. Ou seja: nada de novo. Com seu aparelhinho de MP3 você faz sua própria seleção musical e se distrai muito mais.

Para não perder tudo dessa garimpagem ouvi algumas rádios diferenciadas que, pelo menos tentaram buscar um segmento. Ai vai a relação:

1 – Rádio Justiça FM – é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, via satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br. É uma rádio bem elaborada, que recriou a radionovela como alternativa à informação. O projeto chama-se “Justiça em Cena” com episódios semanais.  É muito interessante. O áudio de todas as radionovelas produzidas está disponível no site da rádio. “Justiça em Cena” foi considerado por duas vezes o “Melhor Programa de Rádio” pelo Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.

2 – Rádio BLAST, uma web radio destinada a divulgar a cultura japonesa. Bem feita, interage com os ouvintes pelo MSN e não faz concessões para estrangeirismos. Toca apenas musicas japonesas. Modernas, é bem verdade, muitas delas muito semelhantes aos ritmos norte americanos. HTTP://www.radioblast.com.br

3 – Rádio Germânica – Rádio Web 24 horas online com programação exclusivamente para divulgar a Cultura e Música Alemãs. Funciona em Blumenau, Santa Catarina. Como toda rádio web é muito limitada, dependendo da dedicação e do talento de seu mentor, Edemilson Canci, que é também a voz da rádio. Poderia ser mais interessante, mais completa. Mas é uma rádio alegre e agradável de ouvir, principalmente quem gosta do gênero musical germânico. www.radiogermanica.com

4 – Rádio TPM – Quase não existem rádios voltadas para a mulher, apesar de ser um tema instigante e farto. Mas achei esta rádio TPM. www.radiotpmsp.blogspot.com/ Apesar de se propor a ser uma rádio voltada para a mulher, não tem uma programação muito criativa. Algumas entrevistas com Fátima Latarulla, dentro da proposta de uma rádio feminina e música. É mais uma rádio web descuidada, sem atualização, a automação embola às vezes e, como as outras, falta calor humano. TPM é uma boa idéia para rádio web e sugere um excelente segmento, que é o feminino. Mas o conteúdo decepciona.

5 – Radio Futebol do Interior – Transmite em rede com emissoras locais os jogos dos times do interior de São Paulo que nunca aparecem na televisão. Na página da rádio está o calendário de transmissão. Assim, nenhum torcedor deixa de acompanhar seu time do coração. É uma boa idéia para quem gosta de futebol e não é respeitado pelos meios de comunicação convencionais.

6 – Radio Retro – com flashbacks de todas as épocas. Tem uma boa seleção musical, mas como as outras, também sem calor humano, sem produção, apenas música. É pouco.
http://www.radioretro.com.br/v2/programacao.php

7 – Rádio Israelita – Da Congregação Israelita da Nova Aliança do Paraná em Curitiba. Programação diversificada, sempre com temas judaicos, com noticias da comunidade israelita no Brasil e no mundo, entrevistas, estudos religiosos, muita musica israelita e interagindo com o ouvinte através do MSN.

8 – Rádio Portuguesa – que acompanha o time da Portuguesa de Desportos de São Paulo. Tem um narrador, Gomão Ribeiro; um comentarista, Guilherme Assunção; um repórter, Don Roberto Costa e um técnico de áudio, André Nery – Para o torcedor sofredor da Lusa que está em casa é uma ótima opção. Na maioria das vezes, a única. O Flamengo também está criando uma rádio semelhante para acompanhar o Mengão.

9 – GUBF WEB RÁDIO – Noticias de ciência, ufologia, musica ambiente e instrumental. Criada e mantida pelo Grupo Ufológico da Baixada Fluminense. Ouvi o programa Fenômeno UFO, com Luis Ricardo e a participação de ouvintes ao vivo. O segmento é muito interessante, mas as melhores atrações da rádio são esparsas e a maior parte da programação é também híbrida.

10 – Rádios Raízes do Nordeste – http://radioraizesdonordeste.tk/ da Paraíba, da cidade de Alagoa Nova. Muito boa na seleção musical variada com artistas nordestinos. Um pouco contaminada pelo tecno-brega-caipira do sul, mas não compromete sua proposta.

11- Rádio CBS – 93 FM de Ibirubá, no estado do Rio Grande do Sul. Mesmo operando numa cidade com pouco mais de 18 mil habitantes, a grade de programação é acentuadamente noticiosa. Não sei se sua linha editorial é independente, mas a CBS mostra que é possível se fazer um bom rádio voltado para a noticia e para a comunidade quando se quer.

É, companheiros. Não é tão simples assim fazer rádio. Há o fator econômico, preponderante para se manter equipamento, equipe e produção. A criatividade é quase zero. Há muita boa intenção envolvida, mas pouco resultado. Alguns pouquíssimos comunicadores que pude ouvir são influenciados pelos DJs que infestam as FMs de todo o país, mas nenhum melhor que os piores. As vinhetas são cheias dos mesmos efeitos, chatos e repetitivos. Infelizmente, nada de novo.

Se você conhece alguma rádio interessante cite aqui para que possamos ouvir e conferir.

Categorias: Tags: , ,

Por J Pimentel

Criou-se ouvindo rádio até que em 1964 ingressou como locutor nas rádios Difusora e Cultura dos Diários e Emissoras Associados. Foi coordenador das rádios Piratininga, América, 9 de Julho e Transamérica de São Paulo. Em Salvador/BA coordenou a Rádio Cidade de Salvador. Especialista em marketing político no rádio e produtor executivo.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

8 respostas
  1. Vera Lúcia Correia da Silva says:

    Caro amigo Pimentel,
    porisso gosto do Caros Ouvintes e adoro ler seus textos – mordazes às vezes, mas extremamente esclarecedores. É impressionante algumas coincidências como por exemplo, tivemos reunião semana passada justamente para discutirmos sobre um workshop que faremos em breve, cujo tema é o conteúdo das web rádios entre outros assuntos dessa nova geração de rádios.
    Consultando meu amigo Antunes, ele até sugeriu contatá-lo sobre o assunto em questão nesta sua matéria. Em breve, se me permitir, vou encaminhar-lhe o que será nossa pauta para este workshop, onde poderá entre outras coisas incluir/excluir sugestões que estaremos listando para este debate.
    Gostaria muito que colaborasse com seus comentários.
    Mas, a título de colaborar com sua pesquisa, que aliás admiro quem se propõe a ir fundo num assunto, segue-lhe link interessante sobre as rádios web, se ainda não pesquisou tudo http://globoradio.globo.com/MusicCenter/0,,4497,00.html
    Tem algumas coisas interessantes, dê uma olhada.
    Estamos também daqui pesquisando – mais ou menos como vc, para termos uma idéia do que tem no mercado e vc já colaborou com algumas que vc listou.
    Obrigada.
    Abraços,
    Vera Lúcia

  2. Edmauro says:

    Prezado Pimentel,

    A verdade é que a situação parece ser grave no que se refere ao caminho que o rádio está tomando, quando se pensa que o futuro dele seja a internet. Achei brilhante a sua colocação quando diz: “Vez ou outra, um comunicador com tempo disponível para brincar de rádio”.

    Brincar de rádio… eis aí a questão crucial! Tanto é que saiu uma matéria recentemente, na edição brasileira da Revista Rolling Stone, e as constatações do jornalista não são nem um pouco animadoras.

    O link da matéria segue abaixo:
    http://www.rollingstone.com.br/edicoes/33/textos/3784/

  3. Roger Castro says:

    J Pimentel e a todos os que acompanham o respeitado site Caros Ouvintes,

    Lemos a matéria acima, que inclusive cita a nossa emissora e concordamos que é cada vez mais importante discutir webradio no Brasil e a crítica é um dos principais meios de se construir melhorias. Nesse sentido, gostaríamos de obter sugestões para que possamos melhorar o nosso trabalho antes de mais nada e depois, aproveitar para fazer as seguintes considerações:

    (1) A Rádio Retrô, pessoa jurídica de direito privado, não acredita no modelo música/ vinheta/ locutor e break para webradio. Temos uma produção de fato, porém é parte da nossa estratégia não trabalhar com produções sofisticadas cheia de barulhos porque isso quem faz é o FM e nós não queremos fazer igual principalmente porque nosso público quer outra coisa. Nossa referência não é o FM. Quando tiver oportunidade, ouça a emissora mais ouvida em shoutcast nos EUA e entenderá a nossa colocação, guardadas as proporções de localidade. Precisamos ter cautela com o que comparamos.

    (2) A Rádio Retrô é uma das poucas ao vivo, senão a única no segmento no Brasil que possibilita ao ouvinte escolher sua canção num playlist, clicar e em poucos minutos e ouvi-la “no ar” sem interferência de um programador ou filtro, ou seja, quem faz a programação é o ouvinte em mais de 70% do que vai ao ar diariamente. Isso tem a ver com novidade e criatividade.

    (3) O ouvinte pode consultar em tempo real, em nosso site, na página principal, a capa original do álbum, ano de lançamento e a letra da música clicando sobre “letra”, quando o áudio está sendo “irradiado”. Isso é algo comum no exterior mas por aqui é raro.

    (4) Mais de 90% dos comentários e impressões de nossos ouvintes sobre a nossa programação recebidas através do mural são positivos, o que nos deixa bastante satisfeitos e tranquilos com relação à aprovação da emissora, além de citações em revista e jornal de circulação nacional de maneira expontânea.

    Estamos curiosos para conhecer as sugestões que seu site queira apresentar para em seguida analisá-las e na sequência implementá-las, se tiver alinhamento com a nosso plano, livre de paixões e distante de polêmicas.

    Aproveitamos para convidá-los a conhecer o nosso novo projeto que já está “no ar” e tem sido bastante divulgado nos principais sites que falam sobre o rádio. Trata-se da 1ª iniciativa no Brasil de uma webradio que toca 24h com sons da natureza. O nome é PauseRadio.com. Vale a pena ouvir, já que a procura é por algo diferente.

    Um grande abraço a todos,

    Roger Castro
    Diretor Artístico e de Programação
    Rádio Retrô – Clássica e Atual

  4. FATIMA APARECIDA LATARULLA says:

    BOA TARDE PIMENTEL RECEBI A CRITICA DA RADIO TPM E GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO COM SR SE POSSIVEL DEIXE UM TELEFONE PARA CONTATO QUE QUEREMOS
    AGENDAR UMA ENTREVISTA COM SR PIMENTEL
    AGUARDO UM CONTATO OBRIGADO
    FATIMA LATARULLA
    DIRETORA GERAL DA RADIO TPM SAO PAULO
    TELEFONES: 11 3221-8914 OU 11 2839-4434

  5. Carlos A says:

    Outra boa pedida é a Radioweb Cultura de Santa Maria-RS: do jornalismo da EBC, a todo tipo de música. Nota 10!

  6. Antunes Severo says:

    Olá Carlos, gratos pela informação. Estamos iniciando estudos nessa área e gostaríamos de contar com a colaboração dos leitores indicando webemissoras e fazendo seus comentários à respeito.

  7. Fátima Latarulla says:

    Olá Sr. Pimentel, aguardo seu telefonema até hoje e adoraria fazer uma matéria sobre rádio e mulher. Gostaria de convidá-lo para conhecer a minha revista no site http://www.revistamomentounico.tv.br mais voltada para eventos e casamentos. Falo para a noiva deverdade e é a única revista do segmento que na capa são noivas mesmo e não manequins e/ou artistas conhecidas. A idéia é mostrar na capa o momento único do casamento ou trash e registrar a alegria ou romantismo ou locura daquele momento.Como tudo na vida a gente tem de dar um passo de cada vez. Volto a partir de 1º de junho a me dedicar de forma mais intensa a rádio. Falar e ser ouvida é sempre muito bom e gostaria de fazer uma entrevista com voce na rádio. Agora terei a rádio mais dinamica e cheia de assuntos voltados para a mulher de forma geral.Terei um cantinho sobre Homens reclamam de que????????? Mulheres nas compras, Saúde e bem estar no Qualidade de Vida, nossos amigos – Os Animais, Tem gente nova na Música, Feiras Brasil, Executando a Executiva, Na cozinha……….Só Homens, Dicas da Fafá, Boa Música, humor, e muito mais, ao longo destes anos acho que aprimorei meu gosto pela rádio, mas descuidei de fazer um trabalho mais intenso por conta da revista e outros eventos. Hoje a rádio passa por reformulações e vem mais intensa e mais muito mais Cor de Rosa. Aguarde….Bjs Fátila Latarulla de batom pinkpara voce.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *