Zumblick para comprar e colecionar

Helena Fretta Galeria de Arte abre exposição com 37 obras do artista

Willy Zumblick – Obras Selecionadas

A fonte da carioca, retratos, ciganos, pescadores, e paisagens, em óleo e acrílico sobre tela, e desenhos, são algumas da obras da exposição Willy Zumblick – Obras Selecionadas, com abertura segunda-feira, dia 4 de novembro, às 19 horas na Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis.

Peças de Zumblick à venda são raras. O acervo do artista pertence a familiares, colecionadores particulares e ao Museu Willy Zuymblick, localizado no Centro Municipal de Cultura de Tubarão, terra natal do pintor. Os preços das obras variam de R$ 1.500,00 a R$ 50 mil.

São 28 pinturas catalogadas, que incluem também imagens de Florianópolis, Imarui e Laguna e nove desenhos originais elaborados por Willy que ilustram crônicas de seu irmão Walter, publicadas no livro Os Fabulosos Irmãos Zumblick. As obras são do acervo da própria galeria, de espólio e de colecionadores.

Pintor da história, da geografia humana e social de Santa Catarina, Zumblick faleceu em 2008. Durante este ano estão ocorrendo as comemorações do centenário de nascimento do artista. Em 2014, a Escola de Samba Protegidos da Princesa celebrará a vida do tubaronense no desfile do Carnaval da Passarela Nego Quirido com o enredo Divino Zumblick.

Zumblick foi uma das maiores personalidades de Santa Catarina. Em 1937, casou-se com Célia Sá, sua maior incentivadora. Do pai, o imigrante alemão Roberto Zumblick, herdou a profissão de ourives e relojoeiro. Zumblick e Célia tiveram cinco filhos.

A primeira exposição individual ocorreu em 1939, em Tubarão. A partir de então, suas centenas de telas ganharam o Brasil e exterior. Há registros de pinturas do Zumblick nos Estados Unidos, no Japão e na Espanha.

 

O quê: Willy Zumblick – Obras Selecionadas.

Quando: Abertura dia 4 de novembro, às 19 horas. Visitação até 18 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h30 e aos sábados, das 9h às 13h. Onde: Helena Fretta Galeria de Arte. Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito.

Contato: Helena Fretta (48) 3028-2345, 3223-0913, 9961-9007

Categorias: Tags: , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *